PERIODONTIA
Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. Por isso, se você já se perguntou o que é periodontia, saiba que é justamente a série de tratamentos que visam a corrigir os problemas dessa região.
A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.
Doença periodontal
A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.
Os casos mais leves e iniciais podem até regredir sem a intervenção do dentista se o paciente adotar alguns cuidados extras durante a escovação. Contudo, a doença gengival é uma condição que não deve ser menosprezada, pois ela pode levar à perda dos dentes e oferecer ameaças à saúde como um todo, aumentando o risco de problemas sérios como a endocardite (infecção das válvulas do coração).
Gengivite
Se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e sensível, com tendência a sangrar durante a escovação, provavelmente você teve uma gengivite, ou seja, uma inflamação da gengiva. Essa condição, que é o estágio inicial da doença periodontal, surge em função do acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.
Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar retração da gengiva – deixando os dentes com uma aparência mais alongada –, mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus (quando também existe uma infecção).
O tratamento da gengivite consiste em uma limpeza (também chamada de profilaxia) com o objetivo de remover a placa e o tártaro, na orientação do paciente sobre a escovação correta e o uso do fio dental e na administração de antibióticos quando necessário.
Periodontite
Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes.
Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se a condição não for tratada, os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos envolvidos na arcada dentária.
Uma das complicações mais graves da periodontite não tratada é a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria e que pode ser fatal.
Assim como na gengivite, o tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, a orientação do paciente sobre a higiene bucal e o uso de antibióticos para sanar a infecção. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.
Tratamentos de periodontia estética
Além dos tratamentos dedicados à manutenção da saúde da gengiva, existem procedimentos que visam ao restabelecimento da estética dessa região. Essas técnicas permitem que o paciente recupere sua autoestima e confiança ao sorrir, repercutindo em mudanças positivas em sua vida pessoal e profissional. A Castell-Odonto oferece os seguintes tratamentos de periodontia estética:
Tratamento para excesso de gengiva aparente
Esse problema prejudica o aspecto do sorriso e pode causar constrangimentos, fazendo com que o paciente passe a limitar suas expressões faciais. Felizmente, ele pode ser resolvido com um tratamento chamado recontorno ou plástica gengival.
A técnica a ser utilizada pode envolver desde a simples correção da gengiva mais aparente até a remodelação óssea ou o ajuste do funcionamento dos músculos responsáveis por levantar o lábio superior. A escolha da melhor forma de resolver esse problema depende de uma avaliação presencial e de exames como radiografia, tomografia e análise fotográfica.
Tratamento para pigmentação da gengiva
Assim como acontece na pele, as gengivas também podem apresentar manchas escuras devido a um acúmulo de melanina, o pigmento responsável por dar cor à cútis, aos olhos e aos cabelos. Embora geralmente não estejam relacionadas a problemas de saúde, essas manchas quebram a harmonia do sorriso e podem incomodar o paciente.
Nesse caso, é possível remover essa pigmentação excessiva por meio do clareamento da gengiva ou peeling gengival. Esse tratamento consiste em fazer uma descamação da camada mais superficial da gengiva com o uso de instrumentos manuais, ultrassom e laser.
Agora que você já sabe o que é periodontia e quais são os principais tratamentos dedicados a cuidar da saúde e da estética da sua gengiva, você certamente está mais bem preparado para identificar possíveis problemas nessa região. Na dúvida, agende uma consulta com seu dentista o mais breve possível ou conte com a Castell-Odonto, estamos prontos para lhe atender a qualquer momento.