TOXINA BOTULÍNICA

Janeiro 14, 2019 por Iarossi0

A toxina botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela é usada para paralisar os músculos causadores das linhas de expressão.

Popularmente conhecida como botox, muitos podem pensar que os dois termos são sinônimos, mas, na realidade, Botox é o nome de uma marca que, dentre várias outras, fabrica e comercializa a toxina botulínica. Com o tempo, porém, quando nos referimos a um acabamos automaticamente também nos referindo ao outro.

Para que serve a toxina botulínica?

Ela pode tanto ser usada para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas.

No entanto, a toxina se tornou mais conhecida por seus efeitos anti-idade, que contribuem para reduzir as linhas de expressão que surgem naturalmente com o passar dos anos.

Como ela age?

A toxina botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma doença considerada de alta gravidade e que provoca paralisia dos músculos, entre outros sintomas.

A propagação do botulismo se dá por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados e até mesmo pelo toque em superfícies que contenham a toxina, como maçanetas e cobertores.

No entanto, cientistas descobriram que, quando aplicada em doses bem pequenas, a toxina pode trazer benefícios estéticos e ajudar no tratamento de outras doenças. “Se aplicarmos quantidades mínimas de toxina botulínica em pontos específicos do rosto, por exemplo, conseguimos promover uma paralisia controlada dos músculos da face”, explica a dermatologista.

Isso porque a substância age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Assim, não deixa que ocorra a contração muscular, seja parcial ou totalmente.

A aplicação controlada da toxina botulínica por um especialista não oferece qualquer risco de doença ao paciente.

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos:

  • Pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres lactantes (que estejam amamentando);
  • Pacientes com doenças neuromusculares.

Cuidados necessários

Botox é um procedimento simples, rápido e quase sempre indolor, e por isso não requer qualquer tipo de cuidado antes ou depois.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns pontos caso você esteja considerando aplicar a toxina.

A primeira coisa é sempre consultar um especialista antes de fazer o agendamento. Explique a ele suas intenções com o tratamento e pergunte sobre os locais do corpo em que ele recomendaria a aplicação.

Além disso, garanta que o local seja uma clínica estética ou dermatológica confiável e preparada para realizar o procedimento corretamente e com segurança.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Entrar em contato

Contate-nos agora

Conheça nossos contatos emergênciais


CONTATO EMERGENCIAL

(11) 2468-1011



FALE COM O DOUTOR

(11) 2468-1011



Siga-nos

Nossa Atividade

Acompanhe-nos nas redes sociais.



©Copyright Iarossi 2018. All rights reserved.

Desenvolvido por TNTWEB